Contactos

o Casal Lavanderia Doméstica - Laundry Service

  • Pessoa de contato: Rogerio e Marcia Abreu
  • Telefone: +55 (71) 3203-80-00 ramal fixo, Central Hotel
  • +55 (71) 3203-82-09 ramal fixo, Direto Lavanderia
  • +55 (71) 99206-46-34 ramal TIM, Marcia - Whatsapp
  • +55 (71) 99375-56-70 ramal TIM, Rogerio - Whatsapp
  • Endereço postal: Av. Oceânica, 2400 -Ondina Apart Hotel ao lado do Othon desde1994., Salvador, Bahia, 40170010, Brasil

Horário de funcionamento

Renovações do site

Museu Náutico da Bahia - Farol da Barra

Museu Náutico da Bahia - Farol da Barra

16/08/12

Na ponta onde se situa o Farol da Barra, está a divisa entre a Bahia Atlântica e a sua enseada, o seu Recôncavo. Do Farol pra fora, o mar aberto; dali pra dentro a mansa lâmina de água, o mar interior que os indígenas chamavam de Kirimurê e que o navegador italiano Américo Vespúcio, o primeiro a visitá-la em 1o de novembro de 1501,chamou de Baía de Todos os Santos. Em torno a ela se organizou um núcleo demográfico original e surgiram belas cidades coloniais, a mais importante delas, a cidade do Salvador da Bahia, capital administrativa, portuária e militar do Brasil até o final do século XVIII.
O açúcar e o fumo se tornaram produtos destacados da exportação brasileira e nas suas atividades agrícolas e industriais trabalhavam milhares de pessoas. Índios, inicialmente, negros e brancos cujo envolvimento suscitou o surgimento dos primeiros brasileiros. No Recôncavo da baía, portanto, esses primeiros brasileiros constituíram suas atividades econômicas, organizaram seus festejos, desenvolveram sua cultura material e espiritual, tudo indissoluvelmente ligado ao mar e as atividades marítimas. Os mais importantes núcleos populacionais se estabeleceram próximos ao mar e aos rios que integram o conjunto hídrico da baía. O mar e os rios eram fontes de alimentos, os barcos os meios de transporte de mercadorias e pessoas. Nesse espaço sócio-ecológico bordejado pela Baía de Todos os Santos nasceu a sociedade brasileira.
A geografia, a história, a antropologia e a cultura do Recôncavo têm por tudo isso, destacado lugar no acervo do Museu Náutico da Bahia e uma mostra permanente reconstitui essa trajetória até os dias atuais.

Fonte: Museu Náutico da Bahia

Artigos anteriores
Elevador Lacerda
Elevador Lacerda

15/08/12

Uma cidade que se divide entre “alta” e “baixa” só podia mesmo ter um grande elevador para servir de tradicional cartão postal.
Mercado Modêlo
Mercado Modêlo

15/08/12

Conheça o Mercado Modelo de Salvador e se encante com anos de tradição, história e cultura que só se encontra na Bahia!
Museu de Arte Sacra da Bahia
Museu de Arte Sacra da Bahia

15/08/12

Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia encontra-se instalado no antigo Convento de Santa Teresa d'Ávila, fundado pela Ordem dos Carmelitas Descalços, em meados do século XVII, na então capital da Colônia.